terça-feira, 1 de outubro de 2013

Os Mutantes - O Meu Refrigerador não Funciona

"Meu refrigerador não funciona!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"



Eu não sei o que vocês acham, mas essa música, pra mim, sempre soou como uma crítica direta ao consumismo. É muita dolência, desespero e pranto, pra pouco caso, ou seja, por um "refrigerador que não funciona". Uma crítica, mais especificamente, portanto, à supervalorização das "coisas". E o comentário se faz, da maneira como é posto, com muito humor e surpresa. Isso é bem nítido pela pastichização deliberada do blues, exagerando nos melismas (numa aparente seriedade), que desembocam (e seguem) na frase bombástica: "meu refrigerador não funciona!!!!". Lembro que da primeira vez que ouvi a canção, senti aquele regozijo interno. "Putz, eles conseguiram". Inventividade musical, domínio técnico-histórico, humor, crítica, consciência, fruição. Musicalmente, aliás, é o tipo de faixa em que tudo da um show, teclados, baixo, bateria, trompete, canto, arranjo, "improviso"...
Agora, depois da experiência com Coline Serreau e a sua parábola alienígena, penso se tratar de algo bem ao estilo La Belle Verte, que usa, sabiamente, o humor para tratar de "assuntos sérios".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Para comentários utilize nosso mural. Obrigado!